quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

O Concílio de Niceia

Durante a história da Igreja diversas vezes houveram reuniões entre líderes da Igreja para discutir diversos assuntos referente a palavra de Deus ou comportamento cristão. Para essa reunião é dado o nome de Concílio, ou seja, uma assembleia para discutir tais assuntos. A primeira vez que isso aconteceu foi na Niceia, uma antiga cidade na Grécia. No ano de 325 Constantino 1 reuniu a assembleia, de acordo com os moldes do senado romano, e o principal tema da reunião foi para falar a respeito da questão cristológica da natureza divina de Jesus e a sua relação com o Deus Pai. Outras questões discutidas foram a fixação da data da Páscoa e a promulgação da lei canônica em sua primeira forma.


O Concílio foi algo ecumênico, ou seja, reunia todo o mundo conhecido da época para discutir as questões religiosas, já que o que fosse decidido nesta reunião seria espalhado para toda Igreja. O motivo da reunião foram as divergências de ensino, pois na Igreja de Alexandria se discutia muito sobre a natureza de Jesus. Como assim? Existiam dois posicionamentos naquela época. Quais? Ele não teve começo e foi gerado pelo Pai a partir do seu próprio ser ou se teve começo e foi criado do nada. Sim, esse assunto era um conflito que precisava vir a ser resolvido. Foi realizado uma votação e o resultado foi uma vitória esmagadora contra os arianos, que gritavam pela segunda opção. Foi assim definido que Jesus não teve começo e foi gerado pelo Pai a partir do seu próprio ser. Os dois que foram contra isso acabaram sendo banidos para outra cidade junto com Ário.

O outro assunto discutido foi a respeito da Páscoa, pois era necessário que uma data fosse estabelecida, já que é a festa mais importante do calendário eclesiástico. Em uma Epistola enviada para a Igreja de Alexandria foi descrito que a data correta seria o primeiro domingo depois da primeira lua cheia da primavera. A intenção de Constantino com o Concílio também era o de unir o seu Império Romano através da via religiosa. A duração dessa assembleia foi do dia 20 de maio até 25 de julho, sendo realizado nas acomodações do palácio imperial da cidade. Constantino realizou o Concílio, mas não participou das formulações de fé do Credo de Niceia. Os participantes vieram de diversos lugares, incluindo a Ásia Menor, Palestina, Egito, Síria, com predomínio dos Bispos do Oriente. Como saldo final foi afirmado que a união da Cristandade e a divindade de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...