quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Avivamento da rua Azuza

Um dos avivamentos mais conhecidos da história da Igreja é o que aconteceu nos EUA, mais precisamente na rua Azuza, em Los Angeles. Antes precisamos entender o contexto de como era os Estados Unidos naquela época. Vivendo em uma grande crise de racismo e segregação racial, os ânimos da população em 1906 estavam pegando fogo. Os negros viviam o racismo na pele, sempre sendo tratados de forma racista, e assim eles tinham que se unir e viver em guetos, enquanto eram mal tratado por muitas pessoas brancas. O líder do movimento da Rua Azuza foi William Joseph Seymour, um homem negro. Isso nos mostra que Deus usa aqueles que ninguém valoriza para a sua glória.


Avivamento é quando Deus toma conta de tudo, quando o controle é Dele e assim temos manifestações da presença do Senhor no ambiente. E foi exatamente isso que as pessoas experimentam em 1906 na rua Azuza. Seymour não era um grande pregador, tanto que não ministrava nas reuniões. Os relatos são de que ele sentava em um banco e clamava pela presença de Deus, e assim o mover acontecia naquele lugar, enquanto Seymour seguia sentado chorando e clamando por mais. As vezes ele se levantava e gritava "arrependei-vos". Enquanto isso pessoas eram tomadas pelo poder de Deus, e falavam em novas línguas, enquanto outras ficavam largadas no chão quebrantadas e arrependidas diante do Senhor. Crendo firmemente no batismo do Espirito Santo, William pregava essa mensagem e era criticado por muitas pessoas, inclusive cristãos. Em Azuza o culto era espontâneo, e por quase mil dias atraiu pessoas de todos os lugares do mundo. As criticas por parte da imprensa era também pesadas, mas elas servem para relatar o que aconteceu ali naquele lugar. "Eles clamavam e faziam grande barulho o dia inteiro e noite adentro. Corriam, pulavam, tremiam o corpo todo e gritavam com toda a sua voz"

As criticas eram por conta da mistura de raças naquele lugar, pela cor de pele de Seymour e também pela falta de organização. Mas como organizar pessoas arrependidas e clamando por mais de Deus? O mover naquele lugar foi intenso e poderoso, sendo conhecido como o  avivamento que acendeu a fogueira mundial do Pentecostes no século vinte. As pessoas iam até Azuza e eram incendiadas por Deus, para em seguida voltarem para suas Igrejas locais para incendiá-las também. Deus estava incendiando as flechas e as enviando por diversas regiões do mundo. Existe relatos de que ondas de glória tocava pessoas na sala de espera do local, e elas eram batizadas pelo Espirito, falando novas línguas. Não havia músicos, o local era precário, Seymour era cego de um olho, mas mesmo assim Deus se manifestou naquele lugar. O Pentecostalismo deu-se inicio após os eventos de Azuza, sendo que atingiu o Brasil, com a Igreja Assembleia sendo um fruto deste avivamento. O que aconteceu naqueles dias em Los Angeles marcou a vida de muitas pessoas, que tiveram uma experiência com a presença manifesta de Deus, gerando frutos até os dias de hoje. Isso é avivamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...