terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Stranger Things pela cosmovisão cristã

Não é de hoje que produções de sucesso ultrapassam a bolha comum e chegam até o meio cristão, gerando discussões e aquele velho pode ou não pode assistir. A produção da vez se chama "Stranger Things", que depois de tantos anos chegou na sua última temporada, tomando os noticiários com todo mundo trazendo opiniões e percepções. E claro, chegou no meio evangélico, gerando debates se um critão poderia ou não assistir a série. Conhecida por trazer temas de suspense sobrenatural e as vezes até mesmo uma pitada de terror, muitos condenaram assistir o seriado. Mas e se nós olhássemos "Stranger Things" na perspectiva da cosmovisão cristã?


A Bíblia diz que perecemos por falta de conhecimento, e as vezes temos a mania de termos uma visão muito dualista das coisas. Enxergamos apenas preto e branco, direita e esquerda, sem fazer uma analise de todo um contexto. Se enxergamos tudo como se fosse ruim, o simples ato de tropeçar em uma pedra vai nos levar a crer que o diabo colocou ela ali para cairmos. Precisamos olhar Deus por trás de todas as coisas, e é sim possível sermos edificados assistindo "Stranger Things". Tudo depende do tipo de óculos que você vai usar, e sendo assim, é necessário que possamos colocar os óculos da cosmovisão cristã. O que seria isso? É enxergar tudo com a percepção e olhar de Cristo, por isso, assisto filmes e séries buscando encontrar pedras preciosas e princípios cristãos, e assim, a experiência fica melhor. Podemos começar a falar sobre a amizade dos garotos, que é bonito de se ver, uma amizade que atravessa anos, e são amizades como essa, feita na juventude e que nos leva a grandes aventuras que marcam nossa memória. Podemos ver ali princípios como lealdade, unidade e propósito.

Mas essa é a camada mais simples, podemos nos aprofundar mais. Eu vejo o roteiro como uma batalha na mente. O vilão da série, o Vecna, invade a mente das crianças, através do medo, que faz com que os monstros Demogorgon apareçam para atacar as pessoas. E qual a única forma de vencer ele? Ouvindo as música que você mais gosta. Ou seja, trazer bons pensamento para sua mente, pensar no que é bom, trazer a memória aquilo que nos traz esperança. O campo de batalha é na mente, e se o inimigo a conquista, ele vence a batalha. O que falar então sobre as crianças? O inimigo sabe a importância delas para conquistar a geração, e por isso tenta influencia-las, sendo exatamente o principal alvo do Devorador de mentes. Precisamos proteger as nossas crianças, por isso a importância de pregar o Evangelho a elas desde pequenas. O mais importante na batalha é que o bem vence, mostrando que o mal não tem chances quando trabalhos em unidade e com o poder de Deus. Diversas outras mensagens podem ser tiradas de "Stranger Things", tragos apenas algumas, para te mostrar que é possível assistir a série sem medo e acusação, lembrando que tudo o que não provem da fé é pecado, então assista se tiver em paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponha ordem no seu mundo interior

Quando me converti, fiz a leitura dessa obra nos meus primeiros meses de conversão, e foi um dos livros mais marcantes da minha vida, em um ...