quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Caminhando com Deus e meio a dor e ao sofrimento

Existem livros que marcam nossa vida, e esse é um deles, devido ao conteúdo denso, mas que acaba vindo a se tornar prático com o passar das páginas. O autor é o pastor Tim keller, muito famoso no meio cristão por conseguir trazer a palavra de Deus como algo prático e aplicável na vida do cristão. No inicio da escrita o livro acaba sendo mais didático, por explicar o que seria o sofrimento, como a humanidade enxerga o fato e nos apresenta diversas outras cosmovisões que tratam sobre o assunto, para só depois aprofundar na forma que um cristão deve enxergar e passar pelos momentos ruins da vida. No fim da obra, passamos a ver o tema com outra perspectiva, com o olhar de Cristo.


Tim Keller começa dizendo que o sofrimento é uma experiência universal, todo ser humano passa por ele, e alguns tipos deles acaba sendo terrível e inexplicável, como ocorreu com Jó, que nunca soube o motivo de ter passado por tantas percas em sua vida. Muitas vezes nos perguntamos porque isso aconteceu, o que fizemos de errado ou até mesmo começamos indagar Deus e sua bondade. Ao final d cada capitulo do livro, Tim nos traz testemunhos de pessoas que passaram por sofrimentos e como eles lidaram com esses problemas. Vários temas são mostrados, como crise no casamento, na saúde e também na família. O autor também relata sofrimentos que ele também passou e nos conta p quanto sua percepção da vida mudou ao longo dos anos, já que na juventude achava que nada poderia acontecer, até mais tarde os problemas da vida se apresentaram. Mas isso não nos mostra ausência de Deus, pois o Senhor está conosco todos os dias. José do Egito, mesmo sendo vendido como escravo, entendeu ao fim de todo o sofrimento que o Senhor estava transformando todo o mal que passou em benção.

Keller usa o exemplo descrito nas cartas de Pedro, que diz que o sofrimento nos fortalece, sendo como uma academia, em que pegamos pesos que parecem doloridos, mas a longos dos meses nos fazem mais fortes. Assim também é o sofrimento em nossa vida, a cada um deles, nossa fé se fortalece. Após fazer diversos relatos e uma visão geral do tema, Tim busca nos mostrar como devemos lidar com o sofrimento em nossa vida, sempre com o olhar no Senhor, crendo que o que passamos não se compara com a glória que será revelada. O mundo nos diz que paz é ir para praia, respirar fundo e não pensar nos problemas, como ensina os estoicos. Mas Paulo nos fala para meditarmos é no Senhor, na obra da cruz, crendo que Deus é nosso protetor. A verdadeira paz é se sentir protegido por Deus, sabendo que Ele cuida de nós. Uma criança sabe que o pai o protege e assim deve ser também nossa visão em meio a dor. Keller diz que se somos cristãos e não temos paz nenhuma, é porque não estamos pensando em Cristo o suficiente. Se sua vida são as coisas terrenas, quando elas se forem, e elas vão, ficaremos atônitos e sofreremos. Vivemos por algo maior, por algo eterno. Ao fim da leitura, refleti muito na verdadeira paz, e percebo que ela aumenta quando vemos o Senhor em cada detalhe da nossa vida. Precisamos ver mais o Senhor, e menos os problemas e as circunstâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponha ordem no seu mundo interior

Quando me converti, fiz a leitura dessa obra nos meus primeiros meses de conversão, e foi um dos livros mais marcantes da minha vida, em um ...