sábado, 26 de julho de 2025

A origem do Evangelho de João

Seguimos com nossos textos para falarmos a respeito da origem dos livros da Bíblia, e finalizamos o quarto evangelho, escrito por João, um dos discípulos que andaram diretamente com Jesus Cristo. Diferente dos evangelhos anteriores, que são chamados de sinóticos, por seguirem a mesma linha de raciocínio, aqui João sai do padrão dos escritos de seus companheiros, buscando enfatizar a divindade de Jesus como filho de Deus, mostrando Cristo como o verbo vivo, que estava com Deus desde o principio e também é Deus. Muitos novos convertidos são aconselhados a começar lendo o evangelho de João, sendo bastante evangelístico e separando cada momento da vida de Jesus de forma mais organizada.


O livro é escrito pelo discípulo João, que sempre se considerou o mais amado, sendo também aquele que viveu por mais anos, chegando também a escrever o livro de Apocalipse ao final de sua vida. Logo de cara, em seu primeiro versículo, já busca mostrar que apesar de ter vindo como homem na Terra, Jesus possuía uma origem cósmica, sendo Deus e por isso, era poderoso. A seguir já nos mostra João Batista preparando o caminho do rei. Ao buscar mostrar Jesus como o filho de Deus que veio nos alvar, João começa a descrever diversos sinais que mostravam que Ele era de fato o Cristo, o filho do Deus vivo. Para finalizar, fala sobre a morte e ressureição de Jesus, que é o nosso senhor e salvador. É uma ótima compilação de textos, muito fácil de se entender, onde rapidamente entendemos a grandiosidade de Jesus. A obra é datada frequentemente entre o ano 90 a 110, passando por duas ou três edições até que viesse a chegar a sua conclusão.

Podemos ver algumas curiosidade dentro do evangelho, como por exemplo a forma que João nos mostra os judeus, sempre os apresentando de forma hostil, mostrando como foi manifestado o ódio desse povo contra Jesus. João nitidamente conhecia o que havia sido escrito por Marcos e Lucas, já que ele chega a compartilhar alguns acontecimentos que os seus irmãos em Cristo. O autor se mostrou muito estudioso, pois faz uso das escrituras judaicas, assim como outras fontes, como do povo grego. Buscando apresentar Jesus como o divino, o escritor João faz diversas referencias, ao nos apresentar Jesus como o pão da vida, a luz do mundo, o bom pastor, a porta das ovelhas, a videira verdadeira e o caminho, verdade a vida. Ou seja, João quer nos mostrar que nosso Senhor é tudo o que nós precisamos. A forma de se contar sobre a vida de nosso Senhor é muito boa, com uma comunicação de fácil entendimento. Com o evangelho de João, finalizamos nossos textos sobre a origem de cada um dos evangelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A obra de Deus é feita com amigos

A obra de Deus é maravilhosa, sendo a única obra eterna dessa vida. Entenda, tudo nessa vida vai passar. Seus investimentos, suas compras, s...