quinta-feira, 8 de maio de 2025

Os pregadores anônimos

Vivemos em uma geração que gosta de aplauso, gosta do palco. Tudo hoje em dia é sobre postagens em redes sociais, em busca de curtidas e mensagens de apoio. No mundo coach, o legal é influenciar, usar frases de impacto e causar boa impressão. Mas não é de hoje e nem por conta das redes sociais que os homens buscam aplausos. Isso sempre existiu, já que uma das grandes pedras que derrubam o homem é ao poder e o sucesso, quando não são bem administrados. Mas em uma sociedade que vive assim, o que dizer das pessoas anônimas? Aquelas que ninguém conhece, mas que marcaram a vida de muitas pessoas.


Sempre pensei e refleti nesse assunto, sobre aqueles que ninguém nem sabe o nome, sobre histórias que talvez nunca ouviremos falar, mas que mudaram vidas. Talvez você mesmo nunca seja alguém que irá ser conhecido pelo Brasil, não terá mais de milhares de seguidores no Instagram, mas irá mudar a vida de muita gente. Eu chamo isso de pregadores anônimos, os desconhecidos que marcam a história. Saiba que você não é um acidente, Deus te escolheu desde o ventre de sua mãe, e tem um propósito na sua vida. Saiba que você não irá ganhar o mundo inteiro, mas poderá ganhar o seu mundo, as pessoas que convivem com você. Me lembro certa vez de um um cristão que me disse que iria pregar em sua igreja naquela noite. O que me chamou a atenção foi como ele falava de seus dons, o como era poderoso. Ou seja, queria reconhecimento da minha parte, queria mostrar que tinha poder e era especial. Por outro lado, quem viu aquele que alimentou o necessitado? Quem viu aquele que liberou uma palavra que mudou o destino de alguém?

Temos o vício de querer que as pessoas saibam de nossas obras. Queremos falar do quando que ensinamos, o quanto que mudamos alguém. Temos até a audácia de dizer que a pessoa está melhor por conta de nós. Mas temos que ter a humildade de entender que ela mudou por conta do Espirito Santo, e se nós temos parte, é por conta de Cristo em nós. Tem tudo a ver com Ele. Se pensarmos assim, não iremos ficar querendo aplausos e agradecimentos. Deus sempre nos enxerga, Ele sabe o que fazemos e nada daquilo que construímos em seu nome ficará sem recompensa. Mas o galardão vem de Deis e não dos homens. Por isso, admiro aqueles que fazem coisas que ninguém está vendo, mas que está mudando e transformando vidas e famílias. Conversas no secreto, discipulados, reuniões, orações por pessoas. Talvez ninguém sabe, mas saiba que isso está gerando galardão em sua vida. Acredito que as pessoas que marcaram a sua vida são anônimas para muitos, mas especiais para você. Não busque aplausos, não queira estar no centro, e se passar a sua vida como um anônimo, agradeça, pois no final a recompensa virá do Senhor. Não force reconhecimento, escolha viver um dia de cada vez, tocando corações, marcando vidas, mesmo que não apareça no seu Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Richard Sibbes, o escritor puritano

Um dos grandes nomes do meio da teologia, com diversos escritos que abençoaram muitas pessoas se chama Richard Sibbes, que é citado por outr...