terça-feira, 1 de abril de 2025

Dwight L. Moody, apaixonado pelo evangelho

Um dos nomes mais conhecidos do mundo cristão deixou sua marca na história do cristianismo, devido a sua devoção e paixão pela obra do Senhor. Estou falando de Dwight L. Moody, que serviu de inspiração para muitos cristãos que vieram após ele. Apesar de ter morrido novo, com apenas sessenta e dois anos, Moody já havia pregado o evangelho para mais de 100 milhões de pessoas, pregando sempre de forma enérgica e apaixonada, com o desejo intenso de levar vidas a serem salvas por Cristo. Sendo uma pessoa simples, que teve que sair de casa cedo, vivendo em uma família pobre, acabou alcançando uma fama que levou a ser conhecido nos lares dos Estados Unidos e da Inglaterra.


Aos dezessete anos de idade, Moody se mudou para Boston para morar com o seu tio, que o obrigava a ir para a igreja, como condição para morar com o familiar. De inicio Dwight não se aproximou de Deus, mas quando um professor lhe disse que Deus o amava, acabou se convertendo e tão logo começou a ser um evangelista. Em Chicago, Moody iniciou uma escola dominical para pessoas pobres da cidade, que é conhecida até os dias de hoje pelo ótimo trabalho realizado. Em uma viagem para a Inglaterra como evangelista, acabou sendo chamado de maior evangelista do século dezenove. Moody é contemporâneo do pregados Charles Spurgeon, chegando até mesmo a ministrar na igreja em que Spurgeon era pastor. Quando o evangelista ia ministrar nas igrejas, era comum ver os lugares lotados de pessoas que queriam vir a ouvi-lo. No seu retorno para os EUA, as igrejas norte-americanas também enchiam querendo ouvir sua pregação. Entre 1884 e 1891, Moody se mostrou ativo em campanhas evangelísticas em seu país e no Canadá e criou o instituto bíblico Moody, que treinou diversos cristãos para a obra do Senhor.

As pessoas que o ouviam regar, diziam que Dwight ministrava de forma direta, sincera, franca e sem desvios, além de não aceitar lucros na venda dos seus materiais. No fim da vida ele era pobre, mas dizia que seus filhos deveriam confiar no mesmo Deus que o sustentava. Moody tem algumas frases que ficaram famosas, como "A fé torna tudo possível, o amor tudo mais fácil", além de enfatizar para a sua vida o versículo "Uma coisa eu faço", ao colocar o seu foco totalmente na obra do Senhor. Ele acreditava que a grande comissão nos levava a formar discípulos e não apenas meros convertidos. Moody fez parte de um avivamento que ocorreu em Chicago, quando homens de negócio se reuniam para orar no período de almoço. O foco de Moody era a formação de discípulos para Cristo, tanto que investiu fortemente no treinamento da próxima geração, através de conferencias, livros e capacitações. A paixão pelas almas e pelo propósito do Senhor motivavam esse homem a seguir cumprindo a sua vocação, sendo uma inspiração para os cristãos mais novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

David Quinlan- Abraça-me

No ano de 2003, David Quinlan estava participando de um mover em meio ao louvor e adoração no Brasil, com muitas bandas de Belo Horizonte en...