terça-feira, 19 de março de 2024

Reflexões sobre o dom de palavra de conhecimento

A Bíblia relata através do livro de 1 Coríntios a respeito dos dons espirituais dados por Deus. Eu creio que os dons, como seu significado nos diz, são presentes dados pelo Senhor para a edificação da igreja. Eles não existem para deleite do homem para que possamos nos achar melhores do que outros. Eu já vi pessoas orgulhosas dizendo que se moviam em vários dons do Espirito. Mas o objetivo do dom é que sejam uteis para edificação do corpo de Cristo, além disso, aquele que flui em certo dom, que possa treinar outros a também fluírem nos dons, aumentando assim o número de cristãos que possam também usar esse presente dado pelo Senhor para abençoar a igreja. Nesse texto gostaria de refletir e destrinchar a respeito da palavra de conhecimento.


Primeiro precisamos entender o que é o dom da palavra de conhecimento. Esse dom se trata de ter uma palavra da parte de Deus para a pessoa que recebe oração. Costumamos dizer que temos uma percepção em nosso espirito, uma impressão vinda de Deus para falar sobre algo para a pessoa. Muitos ficam até se perguntando se aquilo que perceberam é mesmo do Senhor ou apenas uma voz em sua mente. Para isso, gosto sempre de utilizar o seguinte exemplo. Se passei o dia inteiro sem pensar na pessoa em questão, e de repente começo a orar por ela e sinto algo, de fato é de Deus. Com uma condição. O Senhor não tem palavras de morte para os seus filhos, tão pouco de desastre. Nosso pai não derriba aviões e não da doenças para ensinar alguém sobre algo. Não, nada disso. Nosso pai tem palavras de vida para os seus filhos. Se o que você percebeu se trata de algo que ira produzir vida e edificação, vem da parte de Deus. Quando se trata de uma direção especifica, a palavra de conhecimento vem para confirmar aquilo que a pessoa já estava orando. O do não é para você falar com quem a pessoa vai casar ou que trabalho deve escolher. Isso não compete a nós e causa muitos problemas quando queremos falar aquilo que Deus não esta falando.

Mas devo falar tudo aquilo que eu sinto? E se estiver errado? Não para saber se não tentar. Uma dica que sempre dou é de começar dizendo "Senti algo enquanto orava por você, se caso testificar amém, se não tudo bem". As vezes não vai ter nenhum sentido e esta tudo bem, mas lembre-se, você esta aprendendo a se mover no Espirito e usar esse dom para a edificação. É como falar em línguas, se você não praticar ira falas as mesmas palavras sempre. No caso da palavra de conhecimento, se você não liberar as palavras que sente, não conseguira saber discernir o que o Senhor esta falando e sempre ficara limitado. Por isso, seja ousado. Mas é bom que você não ultrapasse o que Deus esta falando. As vezes o Senhor só te falou para dizer uma palavra, mas ai vamos e queremos falar muito mais. Isso acontece quando somos movidos pelos sentimentos da alma. E quando Deus não quer falar algo para  a pessoa naquele momento através de pessoas, respeite isso. Falar sobre datas especificas é mais ousado, precisa ter de fato certeza sobre o que esta falando. Mas novamente, é preciso avançar nos dons e nesse caminho haverá acertos e erros. A palavra de conhecimento é um dom maravilhoso da parte de Deus e incentivo você  a pedir esse dom ao Senhor, que da gratuitamente para aqueles que pedem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...