terça-feira, 12 de março de 2024

Pedro e Paulo, o inicio da igreja

Os dois principais personagens do novo testamento, após a ressureição de Jesus, são os dois apóstolos com linhas de ensino que alcançaram vertentes diferentes dentro da história da igreja. Primeiro temos Pedro, que andou com Jesus por três anos, sendo chamado para ser um pescador de homens. Mesmo após negar a Jesus, se arrependeu e em sua primeira pregação viu mais de mil pessoas se converterem. Ele foi um dos lideres da igreja primitiva. Do outro lado temos Paulo, que antes era um perseguidor da igreja, mas acabou tendo um encontro com Cristo, se tornando assim o pregador que levou o evangelho para os gentios. Podemos dizer que esses dois apóstolos, com revelações destinadas a povos diferentes, são os pais da igreja.


Enquanto Pedro era um judeu raiz, que sabia dos costumes do seu povo, Paulo apesar de também ser um homem renomado nos estudos, tendo aprendido aos pés de Gamaliel, entendeu que o evangelho seria para todos os povos da Terra. Esses dois homens de Deus foram contemporâneos, e tiveram alguns encontros durante a caminhada deles, e se respeitavam bastante, mesmo tendo um momento de conflito entre eles. Com certeza Pedro sabia que havia um homem que perseguia a igreja, e que esse mesmo homem havia participado da morte de Estevão. Surpresa maior deve ter sido quando ele descobriu que o antigo Saulo tinha se convertido, tendo agora o nome de Paulo, que dizia ter recebido uma revelação do evangelho do próprio Cristo. Quando Paulo se converte, não foi aceito logo de cara, enfrentando muitos problemas. Ele acabou indo para o deserto da Arábia, quando por três anos teve um treinamento especial do próprio Cristo, onde recebeu a revelação do livro de Romanos, tendo também sido chamado para ser apostolo.

Paulo não tinha dúvidas sobre o seu chamado e o que havia recebido de Jesus, mas precisava que seu ensino tivesse a aprovação daqueles que vieram antes dele, daqueles que andaram com Cristo na Terra. Foi assim que a bíblia relata que Paulo foi até Jerusalém, onde por quinze dias esteve conversando com Pedro sobre sua experiência com Jesus e o que viveu naqueles três anos. Imagine só essas conversas, deve ter sido um dos momentos mais preciosos da história da igreja. Pedro aprovou o que Paulo pregava, e que agora o novo apostolo tinha a confirmação de Pedro e também de Tiago, o líder da igreja primitiva. O livro de Atos nos mostra que Pedro teve experiência de ver um gentio sendo marcado por Deus, mas o escolhido para levar a apalavra de Deus até os confins da Terra foi Paulo, que realizou diversas viagens missionárias, junto com Tito, Lucas, Barnabé e sua equipe. As Escrituras ainda nos relatam quando Paulo resistiu Pedro, ao ver que ele estava agindo de uma forma perto dos judeus, mas de outras perto dos gentios. Talvez essa seja o principal embate dos dois apóstolos. Mas não houve quebra de relacionamento, Paulo estava atacando princípios e não a pessoa de Pedro. Isso nos é mostrado nas cartas do próprio Pedro, que fala sobre os ensinos de Paulo. Podemos dizer que a história da igreja se inicia com esses dois homens de Deus, que marcaram o mundo através do evangelho de Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...