quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Resgate- On the rock

Em 1995 a banda Resgate coloca de vez o seu nome entre as principais bandas de rock cristã do Brasil. Nesse novo disco, a banda apostou forte no hard rock e também no estilo de música que o rock nacional proporcionava. Em algumas canções conseguimos ver influências de bandas brasileiras como por exemplo o Barão Vermelho. Todos os integrantes, liderados por Zé Bruno, insistiam no visual de cabelos compridos, uma marca dos roqueiros dos anos noventa. É possível também vermos evolução sonora dos músicos, que se mostraram mais sólidos, além das letras possuírem uma escrita mais avançada, com algumas delas contando com metáforas em suas canções. 


A primeira música é "Doutores da lei", que traz u forte rock com seus rifs e solos mais pesados. A letra fala sobre a hipocrisia de muitas pessoas, que pregam leis que não conseguem viver. Zé Bruno inclusive canta que Deus quer arrependimento e não sacrifícios. A guitarra da primeira música já emenda para a segunda, chamada "Acusador", que diz sobre o diabo ser um mentiroso que só quer nos acusar. Mas nós estamos debaixo da graça de Deus e do sangue de Cristo. Em "Abrir os olhos" temos uma letra mais evangelística, falando que aqueles que abrem os olhos para Deus vivem uma vida melhor. O tom evangelístico segue em "Papo de Lóki", que fala sobre uma pessoa que agora se converteu e tem a sua vida transformada por Jesus. Era muito comum que as bandas de rock cristã viessem a usar o genero para poder evangelizar através do rock. O grande clássico da banda Resgate se chama "5:50 AM", que é a mais conhecida deles. A letra fala sobre entrega a Cristo, falando que essa é a única maneira de ter a nossa sede saciada.

Um dos temas que mais se gera curiosidade é sobre o fim do mundo. Sendo assim, o Resgate aproveitou o tema para cantar a música "Tempo", que fala sobre essa questão de quando será o fim do mundo. É possível notarmos sons de sinos e relógios, que criam o clima do tema da canção. "Principe" fala da identidade de Jesus, usando Isaias 9:6, que fala que Jesus é o príncipe da paz. "Sobre a rocha" retrata a passagem bíblica do sábio e do tolo, dizendo que devemos construir a nossa casa sobre a rocha que é Cristo. Uma curiosidade, o nome do álbum é o título dessa música em inglês, "On the rock". A comédia esta presente na discografia do Resgate, e aqui temos "Fogo", onde a letra diz que devemos jogar fogo no diabo todo dia. A canção "Solidão" começa com um solo de guitarra e um som mais jam. A letra fala que Jesus é o único que pode preencher aqueles que vivem só. A minha música favorita do disco é "Palavras", que é uma balada muito bonita, onde Zé Bruno canta que poderia ficar a vida inteira ouvindo a voz de Jesus. "Vida" nos diz que o que precisamos durante a nossa jornada de existência é a presença de Cristo. Por fim, o álbum se encerra com "He'll come again", cantada em inglês, é uma versão de uma canção própria da banda, chamada "Ele vem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...