quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

A origem do Evangelho de Lucas

Seguimos com nossa série de textos falando a respeito dos evangelhos, contando como surgiu a ideia, o contexto e como era o panorama histórico da época em que a obra foi escrita. Após falarmos sobre o evangelho de Mateus e de Marcos, falaremos agora a respeito do evangelho de Lucas, escrito por alguém que não caminhou com Cristo e não teve a experiência de vê-lo com os seus próprios olhos. Ainda assim, o doutor Lucas creu em Jesus e teve a sua vida transformada, decidindo assim escrever a respeito daquele que mudou a história da humanidade. Lucas escreveu algumas passagens que são encontradas apenas em sua obra, como por exemplo as parábolas do filho pródigo e do bom samaritano. O evangelho de Lucas narra a vida de Jesus desde seu nascimento até a sua ascensão.


Em seus escritos, Lucas busca mostrar Jesus em toda a sua humanidade, mostrando a compaixão de Cristo com os mais fracos e oprimidos. O evangelho pode ser dividido em três fases, onde primeiro ele fala sobre o ministério de João Batista, seguido do ministério terrestre de Jesus para por fim falar sobre a vida da igreja após a ressureição de Cristo. Lucas era um médico que acompanhava Paulo em suas jornadas para ministrar o evangelho e conheceu muitos nomes descritos nos livros pós evangelhos. Ele também é considerado sendo o autor do livro de Atos, registrando tudo aquilo que aconteceu após a ressureição de Cristo, relatando como os cristãos lidaram com a pregação da palavra de Deus no mundo da época. Sendo assim, tradicionalmente, a composição do evangelho de Lucas é datada como sendo escrito antes dos eventos finais do livro de Atos, por volta de entre os anos 59 e 63 d.C. É possível vermos muitas familiaridades com os outros evangelho, e assim como Marcos, o público alvo do livro eram os gentios de língua grega, mostrando que o cristianismo não era apenas para os judeus, mas para todo o mundo.

Para melhor entendimento do contexto do evangelho de Lucas, ele faz parte do grupo de evangelhos sinópticos, por apresentarem um alto grau de semelhança entre ele e o evangelho de Marcos e Mateus. Lucas também tomou como fonte a obra escrita por Marcos, que acabou sendo o primeiro evangelho. É possível compreender que Lucas usou de várias fontes oculares para descrever sobre a vida de Jesus, além do material já descrito por Marcos. A pessoa para quem Lucas escreveu a carta foi Teófilo, que também posteriormente também recebeu a carta que se transformou no livro de Atos. Muitos estudiosos consideram que os escritos de Lucas são formatados em dois volumes, o primeiro sobre a vida de Cristo e o segundo sobre os atos dos apóstolos. O objetivo do evangelho de Lucas era o de fortalecer a fé dos cristãos e para reagir aos ataques dos incrédulos. Lucas queria mostrar para os gentios o seu lugar dentro do reino de Deus. Claramente, o doutor Lucas foi uma pessoa muito importante para o reino do Senhor, usando o papel e sua pena para poder falar sobre o ministério de Cristo, levando muitas pessoas a crerem em Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...