terça-feira, 7 de novembro de 2023

Jesus Revolution

Nos anos sessenta e setenta os Estados Unidos estavam vivendo um momento de transição no país, pois estavam saindo de uma grande guerra que mexeu com toda a nação. Os jovens já não tinham uma guerra para lutar e um motivo para buscar grandes coisas, surgindo apenas um vazio dentro deles. Com a chegada da guerra do Vietnã e o surgimento do movimento hippie, havia um grito por algo dentro de cada um daqueles jovens, É nesse contexto que o filme "Jesus Revolution" apresenta a sua história, ao nos contar sobre um avivamento conhecido como "Jesus Movement", que em meio ao contexto de paz e amor, abriu-se espaço para pregar o evangelho e mudar a vida de muitas pessoas.


O filme se aproveita do hype do sucesso da série "The Chosen", ao trazer o ator Jonathan Roumie como um ados atores da trama. Ele é o interprete de Jesus na série, e acaba dentro filme interpretando o avivalista Loonie Frisbie, que foi uma peça fundamental dentro do movimento. Apesar do ator me parecer mais velho do que Loonie era na época, ele ganha por seu talento de interpretação e atuação. O roteiro busca mostrar como a igreja estava tendo problemas de lidar com os mais jovens, que achavam aqueles homens maos velhos dentro da igreja muito chatos. Por outro lado, os tradicionais cristãos não aceitavam como os mais novos se vestiam e se comportavam. Nesse contexto, o pastor Chuck Smith estava vendo a igreja vazia e sua filha em crise de identidade. Mas quando Chuck conhece Loonie, percebe que o evangelho pode alcançar todas as pessoas, independente de como se vestem. Chuck da então espaço para Loonie pregar na igreja, e assim mais jovens hippies começam a participar, sendo assim alcançado por Jesus Cristo. Assim, começa um avivamento na cidade.

Como todo movimento, vemos o crescimento, a estabilidade e as turbulências vividas dentro desse avivamento, Nos emocionamos ao ver tantas pessoas sendo alcançadas, com tantas vidas se batizando no rio da cidade. Um outro personagem importante dentro da trama é o jovem Greg Laurie, que era um hippie que estava em busca de sentido e direção, mas no meio da crise encontrou a paz e propósito em Cristo. Greg se apega e aprende muito com Loonie. Por outro lado, vemos um conflito de visão entre Loonie e Chuck. Enquanto o mais jovem quer espontaneidade, o pastor quer manter a ordem das coisas de forma correta. Sendo assim, Loonie se sente sufocado e sai do movimento, enquanto Chuck segue pastoreado uma igreja muito firme e saudável. O filme é baseado em fatos reais, e o jovem Greg Laurie acabou sendo um furto desse avivamento, vindo a se tornar um pastor de muito influência nos Estados Unidos. "Jesus Revolution" acaba sendo um recorte da época, mostrando a contracultura americana e como o evangelho é o poder de Deus para alcançar a todo aquele que crê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...