quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Catedral- Aos ouvidos dos sensíveis de coração

No ano de 1989 a banda cristã lançou o seu segundo álbum, com um nome bastante ousado.  A ideia era dizer que as musicas que faziam era para aqueles que sabiam apreciar boas canções, além de conseguirem perceber aquilo que eles queriam transmitir. Não teve jeito, as comparações com o Legião Urbana continuavam, já que a voz do vocalista de Kim é muito idêntica com a de Renato Russo. Outro ponto de comparação também é em relação ao som da banda, já que o estilo do Catedral também puxava muito semelhança com o som produzido por Renato. Comparações a parte, a banda liderada por Kim é revolucionário no meio cristão, com letras muito interessantes.


A música que abre o disco se chama "Fonte", ao falar sobre a palavra de Deus ser a fonte de nossa vida, onde logo de cara já vem aquele som psicodélico semelhante com a banda de Brasília. Temos um solo de guitarra no inicio de "Voz do coração", que é uma declaração de amor para Jesus. "Todos os dias" tem uma melodia muito bonita, que traz uma letra que fala sobre a nossa vida comum do dia a dia. Gosto de uma parte onde Kim canta que a dor não vai ser a nossa amiga. É uma das minhas favoritas desse álbum. O Catedral traz uma maturidade em suas composições, trazendo letras que falam sobre descontentamento contra as injustiças do mundo. Esse disco acabou ficando entre os cem melhores álbuns cristão dos anos oitenta. É notório a adição da guitarra e muitos solos do instrumento durante várias músicas. "Nas ruinas algo esta de pé" mostra isso, o som da guitarra. É uma adoração que fala que Jesus é nosso rei e virá nos buscar.

A canção "Espirito Santo" traz um estilo de música cristã que viria nos anos seguintes, com um clima totalmente voltado para a adoração ao Senhor. A letra nos fala muito sobre entrega a Deus e sua presença. A canção título se chama "Aos ouvidos dos sensíveis de coração", que vem cheia de filosofias e poesia, sendo muito inteligente. A letra fala sobre o futuro, onde tudo será transformado por Deus, havendo paz e amor habitando por completo, falando claramente sobre o momento do reinado de Cristo no Milênio. A música "Imensidão azul" nos fala sobre estar na presença de Deus, de estar com o Senhor. "Além do nosso olhar" traz um tom poético e muita calmaria, falando que o amor reinara e que Ele mora além do nosso espelho e do nosso olhar. Temos uma música em inglês nesse disco, chamada "Just for you", que fala sobre corrermos em direção do Senhor, com o vocalista cantando que quer ficar com Deus. O Catedral encerra com "Mundo vazio", que traz o Baixo como instrumento que guia a música, tendo até um solo no meio dela. O som nos lembra Engenheiros do Hawaii, com uma letra dizendo que não adianta só falar, precisamos ter pratica e viver o que falamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...