segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Deus não esta morto

No ano de 2014 foi lançado um filme que se tornou um hype nos veículos cristãos, possuindo uma trama apologista e também evangelística. É comum muitos jovens falarem que possuem muitas dificuldades com professores ateus nas universidades, sendo as vezes difícil combater os ensinos errados e lidar com os outros alunos. A proposta de "Deus não esta morto" é mostrar que é possível não se acovardar e pregar sobre aquilo que acredita. Contando no elenco com atores de nome, como Kevin Sorbo e David A. R. Wright, temos uma trama que ultrapassa os limites das quatro paredes da igreja, mostrando que temos muitos desafios nas escolas e universidades.


A trama nos traz o jovem Josh se matriculando em uma universidade, que ao começar a participar das aulas de filosofia com o professor Jeffrey entra em diversos debates por pensarem de forma totalmente diferente. Jeffrey usa a famosa frase de Nietsche, que dizia que deus estava morto, e então usa isso como base de sua teoria para não crer em Deus. Josh não aceita ele usar tais frases e pensamentos em sala de aula, então começa a debater bastante com o professor. Isso acontece por várias vezes e em várias aulas. Me admira muito um professor dar tanta atenção para um aluno, mostrando parecer estar com problemas d maturidade. Isso faz com que o roteiro acabe forçando as coisas para o público, como se toda universidade desse espaço para esses debates, Por outro lado, seria esse o melhor caminho para evangelizar? Outra coisa, os debates são rasos, tendo poucas discussões interessantes. Parece assim briguinhas de escola, onde novamente acho estranho o professor se deixar a levar por um aluno que acabou de entrar na faculdade.

Uma outra agradável surpresa dentro do filme é a presença de Dean Cain, apesar de sua aparição ser bem pequena. A trilha sonora é muito boa e se adequa bem a história, com a própria banda participando do filme. A produção é muito voltada para o público adolescente, como se quisesse prepara-los para o ambiente da universidade. Talvez por isso os assuntos tratados e os debates travados serem tão ruins. Aos poucos vemos Josh lidando com questões como se esta fazendo o certo, mas mostra também a importância de um cristão se preparar e saber dos mais diversos assuntos. Aos poucos vamos entendendo os motivos de Jeffrey ser tão decepcionado com Deus e os motivos de não acreditar Nele. A melhor cena do filme ´a conclusão, que fecha bem o que quis apresentar. A decepção fica porque a produção tinha um ótimo roteiro em mãos, mas acabou por fazer um uso muito ruim da ótima ideia. Apesar do hype, "Deus não esta morto" não me agradou, mas fez muito sucesso com o público que quis alcançar, tanto que tivemos outras continuações nos anos posteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...