quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Avivamento de Samaria

Quando nós falamos sobre avivamentos, logo nos lembramos de momentos da Era pós moderna da igreja, ao citarmos homens do período pós bíblico que lideraram o mover. Mas ao lermos a palavra de Deus nós teremos um episódio de avivamento, descrito a principio nos evangelhos para culminar em uma experiência de poder e vida de Deus nos tempos dos Atos dos Apóstolos. Para entendermos o que Deus fez naquela cidade, precisamos entender todo o contexto histórico do local, que sofria de um grande preconceito por parte dos judeus. Em um lugar onde ninguém gostava de estar, nosso Deus fez uma obra maravilhosa na vida das pessoas.


Devido a divisão do reino de Israel, quando o reinado foi rasgado, surgindo assim o reino do sul e o reino do norte. Enquanto o sul possuía as tribos de Judá e Benjamin, a parte do norte estava com todas as outras tribos. Entre elas, a cidade de Samaria. Desde então, havia certo desprezo com o local, com muitos judeus evitando chegar na cidade, preferindo ir por outro caminho apenas para não colocar os seus pés por lá. Pois bem, a semente do avivamento acontece quando Jesus chega até Samaria e conversa com a mulher samaritana. Nosso senhor traz uma palavra de conhecimento poderosa, e sendo marcada, a mulher sai correndo para contar a todos aquilo que havia lhe sido dito. A cidade toda foi para o poço ouvir aquilo que Jesus tinha  dizer, acontecendo assim muita salvação naquele lugar. Onde ninguém queria passar, Jesus trouxe vida. Após o momento, Ele e os discípulos ficaram por alguns dias, mas tiveram que ir embora. O que Samaria não sabia, era que aquela era apenas a semente, e anos mais tarde, um mover do Senhor passaria de uma forma ainda mais intensa.

Passamos então para o livro de Atos, mais precisamente no capitulo 8, quando Filipe foi até Samaria para pregar a palavra. O interessante é que as pessoas não apenas ouviam, mas viam o poder de Deus sendo manifestado através do evangelista. Multidões iam ouvir o que ele falava, e assim muitos demônios foram expulsos e muitas pessoas foram curadas. Como consequência, a Bíblia nos relata que as pessoas se alegravam com tudo o que estava sendo feito. Isso é o que um avivamento produz, começando com a pregação da palavra, passando pelas manifestações de poder e culminando na alegria e paz invadindo o coração de todos. Até mesmo o mágico Simão foi afetado pelo poder de Deus. O mover do Senhor era enorme na cidade, ao ponto dos apóstolos enviarem João e Pedro para Samaria. Os dois discípulos impuseram as mãos nas pessoas, liberando o Espirito Santo sobre todos. O que aconteceu em Samaria foi um verdadeiro derramar do Espirito, que marcou a vida dos habitantes, através de uma semente que foi lançada por Jesus e se tornou algo poderoso através da vida dos discípulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...