quinta-feira, 27 de julho de 2023

Paulo, uma biografia escrita por N.T Wright

Ler biografias é algo que gosto muito, então imagine só, ler uma biografia de um dos heróis da fé do movimento cristão. O teólogo N.T Wright, um dos mais renomados estudiosos do novo testamento, nos traz uma biografia do apóstolo Paulo, buscando mostrar o seu inicio no evangelho, suas motivações e por fim suas lutas dentro do ministério. Enquanto lemos o livro, embarcamos em uma viagem pelo mundo daquela época, ainda mais porque a cada novo capitulo, o escritor traz como título uma vagem realizada por Paulo, mostrando o que ele passou durante a jornada e o contexto histórico da época. Ler "Paulo, uma biografia", é se aprofundar mais na vida de um homem que marcou a história.


Já de inicio temos um perfil do apóstolo. Porque ele era tão zeloso como pregador da palavra? A confirmação disso é quando ele nos diz que fez muito mais do que os outros. Entendemos que ele já era zeloso muito antes, pois seguia de perto os ensinos de Gamaliel, além de ter assim um vasto conhecimento da Torá. Paulo tinha como exemplo Finéias, que foi zeloso com a palavra de Deus, e também o profeta Elias, que foi muito intenso durante a sua jornada com o Senhor. Quando Paulo se converte, sua vida é virada do avesso, pois ele tem uma experiência que o leva a fazer escolhas. Não sabemos o que seria o espinho na carne que ele conta nas suas cartas e diversas suposições já foram feitas. Aqui em sua biografia, N.T Wright supõe que talvez o apóstolo tinha um casamento marcado, mas após escolher andar com Jesus, talvez a família de sua noiva o tenha rejeitado. O autor não esconde sua visão do apóstolo, chegando a citá-lo como sendo uma pessoa mandona e sem papas na língua. A cada novo capítulo, o autor desenvolve uma viagem missionária.

Outras questões nos são apontadas, e que nos levam a pensar em diversas coisas. Paulo passou por um problema muito grande na cidade de Corinto, algo relacionado a rejeição. Imagine só, o apóstolo que viveu grandes coisas, viu grande mover de Deus, se via agora sendo rejeitado por uma comunidade que investiu tanto. Paulo relata que passou por angustias tremendas, mas a prisão que sofreu em Éfeso o levou ao limite de suas forças, onde aprendeu que sua força viria apenas do Senhor. Acho interessante que algumas coisas ganham explicações geográficas, como por exemplo o terremoto que aconteceu enquanto Paulo e Silas cantavam na prisão. O local era propenso a terremotos, então podemos ver como Deus faz tudo de forma correta, usando as condições que Ele mesmo criou no planeta. Por fim, após uma longa leitura, vemos a longa jornada de Paulo para conseguir chegar em Roma e o motivo pelo qual apelou para Cesar. Temos também o relato de sua viagem e naufrágio antes de chegar na Itália, além de algumas dúvidas sobre sua morte, já que ninguém tem a certeza de como o apóstolo faleceu. N.T Wright traz um ótimo livro, que nos traz um panorama histórico e humano da vida de Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...