terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Fazendo a diferença, marcando a história

Nós nascemos para fazer a diferença, nascemos para marcar o nosso tempo. Na história diversos homens marcaram o seu tempo, uns de forma negativa e outros de forma positiva e correta. Como filhos de Deus temos que implantar o Reino de Deus na terra. A vida não é apenas nascer, comer, dormir, formar família e morrer. Nada disso, o seu propósito de existência vai muito além disso. Um dos exemplos de homens que fizeram a diferença foi o profeta Eliseu, fazendo o nome e o poder de Deus ser conhecido em Israel. Vamos tomá-lo como padrão para ver características de homens que marcam a história(2 Reis 5:1-19).


Chamou a responsabilidade para si

Naamã estava doente e buscava por um milagre, então buscou a solução com o rei de Israel, que não lhe trouxe uma resposta para curá-lo. Em meio ao problema, Eliseu chamou a responsabilidade, dizendo para Naamã procurá-lo, pois ele teria uma resposta. Se querermos marcar história não podemos fugir dos problemas, até porque eles existem para serem resolvidos. Encare os desafios e busque soluções, creia no poder de Deus. Eliseu tinha uma resposta em Deus para Naamã. Temos que ser aqueles que em Deus trazem luz para os que estão em trevas.

Possuía discípulos

Eliseu foi ensinado por Elias, mas em seguida também teve discípulos para dar continuidade na escola profética. Se você quer que seu ministério tenha longo alcance, busque fazer discípulos. É através do discipulado que você transmite um coração, uma visão e um encargo. Ensine o que você sabe, não deixe o ensino terminar em você, não esconda o conhecimento que você adquiriu. Saiba que investindo em pessoas eles irão mais longe do que você.

Tinha uma palavra de Deus

O profeta não foi se encontrar com Naamã, mas enviou mensageiros para lhe transmitir uma palavra de Deus, que faria com que Naamã fosse curado. Eliseu tinha essa palavra porque investia tempo de intimidade com Deus. Se você quer ser usado de forma sobrenatural e fluir nos dons, precisa buscar ter encontros diários com o Senhor. As ovelhas conhecem a voz de seu pastor, por isso é importante estar perto Dele para ouvi-lo falar.

Não se deixou ser comprado e não vendeu a glória de Deus

Quando foi curado, Naamã decidiu que queria pagar ao profeta pela sua cura, pelo serviço prestado por Eliseu. Acontece que o profeta não tinha um cargo, mas um encargo, por isso não se vendeu, não aceitando o dinheiro dele. Eliseu não estava disposto a vender a glória de Deus. No novo testamento vemos os apóstolos também combatendo isso, não vendendo o poder de Deus para ninguém. Você não pode se deixar ser comprado pelo mundo, seja através de dinheiro, fama ou outras coisas desse mundo. Saul cedeu para o povo, Judas para o dinheiro e Caim para o ciúmes. Seja diferente, mantenha-se firme em Deus, ainda que os ventos estejam fortes e contrários. Ninguém pode comprar a Deus.

Não colocou peso em cima de quem estava aflito

Naamã era de outra nação, onde se servia outros deuses, mas agora ele queria servir o Senhor, mas tinha dúvidas de como deveria se comportar. Eliseu não ensinou regras e nem colocou leis em cima daquele homem, mas o mandou seguir em paz. Nós somos aqueles que vivemos debaixo da graça de Deus e esse deve ser o nosso ensino. O Senhor Jesus já pagou o preço por nós, tudo já foi resolvido na cruz, não precisamos viver debaixo da lei e tão pouco colocar regras para outras pessoas. Faça como Eliseu, proclame a paz na vida dos aflitos. As pessoas não precisam de regras e leis, elas precisam saber que são amadas por Deus e existe uma graça disponível para elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...