segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

5 vezes em que Jesus quebrou a religiosidade

Muitas pessoas possuem uma visão errada de nosso Senhor Jesus Cristo. Alguns o conhecem apenas pelo fator histórico, de um homem que viveu em Israel nos tempos antigos, sendo um sábio e profeta, que morreu e ressuscitou, mas não percebem as consequências disso. Outros por outro lado o enxergam de forma legalista e religiosa, de um Senhor que esta sempre de olho para ver se vamos errar, para nos punir em seguida. Essas visões são incorretas, e quero trazer uma lista de situações que mostra Jesus combatendo a religiosidade e o legalismo. Nosso Senhor veio para amar e buscar o perdido.

1-) Jesus não apedrejou uma mulher


Um dos momentos mais marcantes do evangelho é quando uma mulher adultera é levada aos pés de Jesus para ser apedrejada. Os fariseus queriam ver como Jesus iria reagir a isso, pois a lei dizia que se uma mulher for pega em adultério precisa apedrejada por todos em público. Aquela mulher foi pega no ato e arrastada para a sua punição. Nosso Senhor simplesmente se ajoelha ao chão e escreve algo na terra. Ele então se levanta e diz "Se alguém não tem pecado, que atire a primeira pedra". De forma silenciosa os acusadores foram todos embora, sem nenhuma reação. A mulher fica espantada com aquilo e espera uma punição de Jesus, mas Ele diz que não a condena. Ou seja, Jesus tirou o peso da condenação e culpa, trazendo o perdão para aquela mulher.

2-) Jesus lavando os pés dos discípulos


Naqueles tempos a forma de viver das pessoas era diferente, e todos usavam sandálias, em uma terra onde a sujeira entrava nos pés, sendo necessário uma lavagem de pés para manter essa parte do corpo limpa. Grandes líderes gostavam de ser servidos, e assim tinham servos para lavarem os seus pés. Acontece que Jesus mudou a ordem das coisas, quando decidiu que ele lavaria os pés dos seus discípulos, chocando a todos, principalmente Pedro. Nosso Senhor mostrou humildade com esse ato, quebrando a soberba de futuros lideres, mostrando que maior é sempre aquele que serve os outros.

3-) Jesus cura aos sábados


Aqueles dias em Israel não eram fáceis, pois o povo vivia envolto a muita religiosidade e legalismo. Uma das regras é que nada poderia ser feito no sábado. Acontece que existem problemas a serem resolvidos todos os dias, inclusive a cura de pessoas. Jesus mostrou ao curar pessoas no dia proibido que a vida humana é maior do que qualquer regra ou lei, e assim mostrou que se existe uma circunstância onde o amor pode ser manifestado, então ele precisa se manifestar, independente de leis ou regras. Jesus curou muitas pessoas aos sábados, mostrando que Ele é o verdadeiro descanso.

4-) Jesus coloca a orelha em Malco


As circunstancias não abalam o caráter de Cristo, e esse momento mostra isso muito bem. Os fariseus fizeram uma emboscada contra Ele, e iriam captura-lo, mas então Pedro pegou uma espada e cortou a orelha do soldado Malco. Jesus simplesmente pegou a orelha e colocou ela de volta no corpo do soldado, mesmo em meio aquela bagunça e tensão. Isso foi incrível, mostrando que Jesus não estava ali para guerrear, mas para amar. Sabemos que Cristo poderia ter aniquilado todo exercito romano, mas Ele não o fez, e mostrou amor ao curar aquele homem, colocando em pratica aquilo que Ele havia ensinado, de perdoar e não combater com violência o inimigo.

5-) Jesus tem poder para perdoar e curar


Aqui temos um dos momentos mais impressionantes dos evangelhos, com amigos levando o amigo paralitico para ser curado por Jesus por cima do telhado, enquanto Jesus estava pregando. Nosso Senhor não brigou com aqueles homens, pelo contrário, fez algo que chocou os fariseus. Ele primeiro perdoou os pecados daquele rapaz. Como alguém teria poder de perdoar se não somente Deus? Esse foi o pensamento dos fariseus. Acontece que Cristo fez isso de propósito, pois tirou o peso de condenação daquele homem, para em seguida curá-lo, e ainda por cima quebrou a religiosidade do povo, mostrando que Ele tinha tanto poder de perdoar como também de curar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...