terça-feira, 25 de março de 2025

Por quê os valentes caem?

Essa é uma pergunta que sempre me veio a mente, por que os valentes caem? Acredito que todos que foram chamados por Deus são chamados para cumprir o seu propósito, e acabam entrando em meio a guerra contra potestades e principados, passando a anunciar o evangelho de Cristo. Sempre imaginei o reino de Deus dessa forma, como uma guerra, como se fosse uma batalha medieval. Gosto d imaginar que sempre antes de um evento um célula, estamos nos preparando, afiando o machado, para quando chegar o dia de ministrarmos a palavra, empunharmos nossa espada, para que possamos ir a guerra. Mas e quando esses valente desistem? E quando caem pecado?


Infelizmente é muito comum ouvirmos noticias no mundo cristão em que é informado que um pastor famoso foi pego em adultério ou roubou, nos deixando tristes, pois além de manchar a visão dos cristãos para os ímpios, temos também o individuo que nunca mais volta a ser a mesma pessoa. Não precisamos ir muito longe, quantas pessoas dentro do nosso prédio local acabaram caindo? Sim, aqueles que nos inspiravam, que parecia que nunca abandonariam o Senhor, deixam de lutar por algo que sempre lutaram. A cada vez mais entendo que não devemos colocar a mão no fogo por ninguém, pois qualquer pessoa está sujeito a erros, basta um dia mal, basta uma brecha aberta, e tudo o que foi construído em anos é destruído em alguns segundos. Construir uma reputação é demorado e trabalhoso, mas destrui-la acontece rapidamente. É triste, e sempre impacta mais pessoas. Já vi pessoas que estavam firmes desistindo ou desanimando por conta de alguém caiu. Acredito que nossa fé não pode estar depositada em um humano, mas em Cristo, mas não podemos negar o quanto pode abalar a queda de um valente.

Mas o que faz um valente cair? Não é de um dia para noite, mas acontece aos poucos. A Bíblia diz que não são as grandes coisas que destroem a plantação, mas verdade, são as pequenas raposinhas, como é descrito no livro de Cantares. A frieza espiritual surge quando ocorre algum desanimo, seja qual for o motivo. Alguns desanimam com pessoas, outras desanimam após se acostumarem com a guerra, ou apenas no momento em que querem um descanso. Fora da batalha, nosso olhar pode ir para qualquer lugar e passamos assim a vermos os defeitos, ou então, a mulher do próximo. É muito triste vemos casamentos destruídos e ministérios cancelados após essa queda. Viver sozinho não é um caminhão, pois é na unidade que encontramos a força. O trabalho do discipulado existe para evitar quedas, mas muitas vezes falta transparência, e a verdade só vem a tona quando o valente já esta no chão. Sansão se deixou ser levado pelas coisas dessa vida e por fim acabou tombando, ficando cego no final de sua vida. Davi decidiu não ir a guerra e seus olhos se voltaram para a mulher do vizinho, e assim, se tornou um adultero e um homicida. Histórias como essas acabam se repetindo, e o caminho acaba sendo o mesmo, passando pela solidão, pela frieza, pela dureza d coração e por fim, ocorre o afastamento. Valentes caem, e ninguém é imune a queda, Por isso, vigie e se mantenha na guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5 motivos par fazer parte de uma Igreja

Viver a vida de igreja é algo maravilhoso, porém, não perfeito, pois é feito de pessoas, e os seres humanos erram. Ainda assim, poder partic...