quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Avivamento de Nínive

Um dos avivamentos mais estrondosos descrito na Bíblia é o que aconteceu na cidade de Nínive, através do profeta Jonas. A cidade era totalmente perversa, com o coração totalmente distante de Deus, vivendo por seus próprios prazeres. Do outro lado havia um profeta que era temente a Deus, mas que tinha dificuldades para seguir a direção do Senhor, talvez por existir muita justiça própria dentro dele. Ainda assim, nada pode impedir o mover de Deus de acontecer, então o que parecia impossível aconteceu. Uma cidade destinada ao juízo e destruição acabou vivendo um avivamento poderoso, com arrependimento e salvação tomando conta daqueles habitantes. 


Muitos gostam de criticar Jonas, por não ter ouvido a Deus, por ter tido o coração cheio de resistências. Mas algo que não podemos negar é que ele era um profeta que era sensível a palavra do Senhor, porque ele conseguiu identificar que o Senhor estava falando com ele. O problema de Jonas não era com Deus, mas com a cidade de Nínive, conhecida por ser perversa, por ser até mesmo violenta contra aqueles que proclamavam a Deus. Imagine só a situação de Jonas, ele estaria sendo enviado para pessoas que estavam longe do Senhor e que poderiam até mesmo matá-lo. Ainda assim havia uma missão a ser cumprida, Nínive precisa ouvir o juízo de Deus. O que aprendemos com essa jornada é que enquanto Nínive era preparada para receber a palavra de juízo, o profeta Jonas também estava vivendo o seu próprio avivamento pessoal, mas não de uma maneira que se esperava. Não houve fogo, não houve novas línguas e tão pouco algo que fizesse com que o profeta se sentisse bem. Longe disso, o avivamento na vida de Jonas veio através de uma baleia o engolindo e o cuspindo para fora exatamente na cidade de Nínive.

Pois bem, Jonas chega na cidade de Nínive, sabendo que não tem outra alternativa após tudo o que passou. Ou seja, ele precisa pregar o que Deus o mandou pregar. Vemos o quanto a resposta de Jonas produziu uma transformação na cidade, pois assim como ele se arrependeu, a sua pregação fez com que Nínive viesse a se arrepender também. Isso nos mostra o poder da realidade espiritual, pregar aquilo que se vive. Jonas pregou sobre arrependimento, mas não esperava que o povo o ouvisse, mas foi exatamente isso o que aconteceu. De forma incrível, os ninivitas se renderam ao Senhor, colocando panos de saco em suas cabeças e entrando em jejum, mostrando arrependimento e rendição a Deus. A mensagem do profeta alcançou rei de Nínive, que proclamou um jejum de arrependimento para toda cidade, que acabou assim experimentando misericórdia da parte do Senhor. Esse foi um avivamento histórico, que fez com que toda uma nação viesse a se render por conta da pregação da palavra de Deus. Foi algo poderoso na história de Deus agindo na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...