segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

A história sobre o sermão "Pecadores nas mãos de um Deus irado"

Quando me converti, comecei a ler sobre histórias de avivamento e sobre momentos marcantes na vida de homens de Deus ao longo da história. Foi quando me deparei com um momento histórico da vida de Jonathan Edwards, de quando ele ministrou o famoso sermão chamado "Pecadores nas mãos de um Deus irado". Imagine só, uma pregação com muito poder, onde pessoas estavam jogadas ao chão enquanto Edwards ministrava, sentindo que estavam totalmente errados, buscando arrependimento, chorando diante a realidade da vida errada que estavam vivendo. Vamos saber um pouco mais sobre o que significou esse momento e o que aconteceu durante a ministração dessa palavra.


Naqueles anos era um tempo onde pregadores como Jonathan Edward saiam de suas paróquias para ministrar nas rua e nas praças, atraindo diversas pessoas para ouvirem a palavra de Deus. Um avivamento começou e os pregadores ministravam a palavra de uma forma dramática, a fim de atingirem também a emoção dos ouvintes. Edwards ministrou "Pecadores nas mãos de um Deus irado" em 1741, em uma vila próxima da fronteira de Massachusetts e Connecticut. Na cidade vizinha, em Suffield, o povo já estava vivendo um derramar de poder de Deus em meio a um avivamento. Jonathan Edwards era um pregador conhecido e muitos o convidavam para ministrar a palavra, sendo sempre um ambiente cheio da presença do Senhor. Foi quando chegou o dia em que ele pregou o seu famoso sermão em Enfield, para uma multidão que estava aglomerada para ouvi-lo falar. Testemunhas dizem que de longe já era possível ouvir os gritos e berros das pessoas, como de mulheres com dores de parto. Existem relatos de que pessoas entravam em transe e muitas tinham seus corpos chacoalhados, enquanto Edwards pregava com muito fervor.

A pregação desse sermão falava sobre a realidade do inferno, que era necessários que os pecadores viessem a se arrepender, se não a consequência seria o inferno. Tal realidade fazia com que seus ouvintes viesses a aceitar a Cristo e uma mudança em suas vidas, causando assim uma mudança de vida impactante. Muitos tratam esse sermão como algo severo, o que de fato o é. Mas precisamos também entendermos que era comum esse tipo de pregação, pois aqueles pregadores tinham uma revelação sobre a perca de vidas indo para o inferno sem Jesus Cristo. Edwards mostrava Deus como um perfeito e justo juiz, indignado com a rebelião da humanidade. Porém, também falava sobre a misericórdia do Senhor, que trazia um tempo para os pecadores se arrependerem. Foi nesse contexto que os ouvintes choravam e se derramavam em arrependimento, a ponto de gritarem por tanta convicção de seus pecados e a necessidade de Cristo na vida deles. Jonathan Edwards nunca terminou o sermão "´Pecadores nas mãos de um Deus irado", já que o tumulto foi enorme, onde gritavam "O que farei para ser salvo?". Muitas pessoas se sentiam como se engolidas para o precipício e clamavam por Jesus. Edwards não conseguiu chegar no momento onde falaria sobre a misericórdia de Deus, pois seus ouvintes já estavam desesperados clamando por Cristo, tamanha a realidade espiritual daquele ambiente. Apesar de ter uma plateia amedrontada, Jonathan Edwards não era rude, mas gentil, querendo anunciar as boas novas de Jesus para todos. Esse dia ficou marcado na vida daquele vilarejo em 1741.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...