quinta-feira, 30 de novembro de 2023

O alimento e o descanso

Uma das passagens bíblicas mais interessantes é quando nos é relatado em 1 Reis 17, que o profeta Elias foi alimentado por corvos, mostrando que Deus cuida dos seus filhos. Por muito tempo acreditamos em um Deus ruim, que poderia nos castigar a qualquer momento, com apenas um erro cometido. Mas o evangelho da graça nos ensina que somos filhos amados e que Ele cuida de nós. Apesar de alguns enxergarem o velho testamento como um momento de lei, é possível vermos a graça de Deus na vida dos filhos amados. Elias é um desses exemplos, pois através de sua vida, podemos aprender a como vivermos uma vida cristã vitoriosa, nos alimentando Dele e descansando na sua obra consumada.


Aquele período da história de Israel tinha como rei um homem chamado Acabe. Infelizmente, ele foi um dos piores reis de Israel, sendo que Elias acabou sendo levantado como profeta para proclamar a verdade de Deus naqueles tempos sombrios. A Bíblia no diz que Elias declarou que não iria mais cair chuva em Israel por alguns anos. Sabemos o problema que a falta de chuva pode causar para uma nação. As colheitas são prejudicadas, existe falta de água e falta de provisão. Nesse cenário, Elias é conduzido por Deus para ir para o leste, onde ele seria alimentado por corvos. Veja que interessante, o alimento veio do Senhor, direto do céu. Isso nos mostra que o nosso alimento vem de Deus, que para nos mantermos firmes devemos buscar o alimento dado por Deus. Aprendemos assim que não devemos ficar saciados com a comida dessa terra, pois ele nos engorda, nos deixa fracos e doentes espiritualmente. Todos sabemos que nós somos aquilo que comemos. Sendo assim, devemos nos alimentar da palavra de Deus, pois ela ira fortalecer a nossa alma e também o nosso corpo. Outra forma de alimento é quando comtemplamos o Senhor, através da oração e adoração.

Mas também podemos perceber mais uma atitude na vida de Elias. Ele aprendeu a descansar quando necessitava descansar. Quando Elias venceu o desafio, mostrando que o Senhor era Deus ao cair fogo dos céus, ele matou os profetas de Baal. Com isso, Jezabel ameaçou o profeta de morte. Elia caminhou muito fugindo dela, ao ponto de ir parar em uma caverna. Elias dormiu, e foi nesse momento que o anjo lhe tocou e lhe deu algumas direções, de levantar-se e comer. Perceba que enquanto Elias estava desesperado agindo pela alma, não teve respostas, ficando agoniado e aflito. Mas quando ele descansa, vem a resposta do Senhor. Existem situações difíceis em nossa vida, mas o melhor caminho não é o desespero, mas o descanso. Tudo tem a ver com a comida e o descanso. Observe que até naturalmente é assim também. Quem come mal e dorme pouco geralmente fica doente. A vida de Elias foi mudada naquela caverna enquanto ele estava dormindo. Mas ao se levantar, a direção era clara, era preciso comer para seguir em frente. O descanso nos fortalece, e a comida espiritual no capacita para a obra. Após essa experiência, Elias seguiu em frente, teve um discípulo chamado Eliseu e em nenhum momento foi morto por Acabe ou Jezabel. Acredite no poder do descanso e do alimento correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...