quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Israel e sua importância no contexto biblico

Talvez não saiba, mas tudo o que esta acontecendo com Israel possui consequência em todo contexto nos apresentado na Bíblia. Nosso senhor Jesus nasceu em Israel, e sendo assim, é um cidadão judeu. Esse povo acabou sendo um dos mais perseguidos da história da humanidade, vivendo diversas guerras ao longo da história, até o ponto que estamos vivendo hoje. Na última semana vimos que Israel sofreu um ataque da organização terrorista do Hamas, cidadão palestinos. Após um massacre que nos lembra o ocorrido nos Estados Unidos através do World trade center vimos muitos cidadãos israelitas perdendo a vida e muitas pessoas sendo sequestradas. Mas como o que esta acontecendo nesse conflito entre Israel e Palestina tem a ver com os últimos dias?


Pois bem, precisamos entender que os judeus foram o povo escolhido por Deus, e vimos isso acontecer com todo o êxodo vivido por Moises, saindo do Egito para ir a terra prometia de Canaã. Com o reino já estabelecido, Israel viveu o tempo dos juízes e em seguida o tempo dos reis de Israel, começando com Saul, passando pelos excelentes reinados de Davi e Salomão, até chegarmos na divisão entre os reinos do norte e do sul. Israel teve sua primeira grande crise ao passarem pelo exilio, após virarem escravos da Babilônia. Deus levou o povo de volta para Israel, até que os romanos chegaram e dominaram novamente a cidade, como vimos nos tempos de Jesus Cristo na terra. Nosso senhor deu a missão para espalharmos o evangelho para todas as pessoas, mas ainda assim Israel não perdeu a sua significância e sua importância para os acontecimentos dos últimos tempos. No tempo das cruzadas Israel viveu por períodos de tensão e o seu povo novamente se viu exilado, levando o povo judeu a se espalhar pelo mundo, perdendo o seu espaço na geografia do nosso planeta.

A grande crise dos judeus aconteceu no período da segunda guerra mundial, quando aconteceu o maior massacre já visto contra esse povo. Ele foram caçados, torturados e mortos pelos nazistas, chegando a ficarem em diversos campos de concentração como escravos e com maus tratamentos. Após o período de holocausto e o fim da guerra, aconteceu algo que ninguém esperavam com a ONU dando novamente o espaço de Israel, devolvendo Jerusalém para os israelitas. Desde então, o povo árabe tratou Israel como inimigo e turbulências sempre ocorreram desde então. Jesus nos disse que Israel seria o sinal d fim dos tempos, colocando o país como a figueira a ser observada. Israel é como o relógio do mundo, já que o Apocalipse tem a ver com o que ainda vai acontecer no país. A Bíblia relata a reconstrução do segundo templo, mas hoje o local tem uma mesquita muçulmana. Com tantas guerras e ataques, pode ser que em algum momento a mesquita seja atingida ou derrubada, para que o ovo templo seja erguido. A guerra entre Israel e Palestina nos leva ao versículo onde diz que um dos sinais do fim dos tempos seria o de guerra e rumores de guerra. É exatamente isso que acontece no momento. Em meio a uma história repleta de conflitos, devemos observar para aquilo que acontece em Israel, pois ela possui uma importância dentro dos acontecimentos dos últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...