quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Davi e Bate-Seba

Um dos momentos mais marcantes e tristes da Bíblia é quando o rei Davi acaba trazendo Bate-Seba para os seu aposentos, mesmo com ela sendo casada. O relato bíblico nos mostra que nos temos em que os reis iam para a guerra, o rei Davi não foi, preferindo ficar em casa. Como sabemos, essa decisão de passividade o levou a olhar para onde não devia, a mulher do seu próximo. Ao ver Bate-Seba tomando banho na varando, Davi ficou completamente encantado com a moça, e então pediu para o seus mensageiros irem busca-la. A partir de então, o pecado foi consumado e as consequência na vida de Davi e Israel foram terríveis. Mas afinal, Davi foi seduzido por Bate-Seba sou foi o rei que invadiu a privacidade da mulher e a trouxe a força para seus aposentos?


Quando lemos essa passagem bíblica, ficamos a pensar em como isso tudo se sucedeu. Bate-Seba ficava seduzindo o rei? Sabendo que ele tinha visão para a sua varanda. Davi ultrapassou os limites como governante do povo, e exerceu sua autoridade de forma errada? Muitos podem dizer "Com certeza ela estava se exibindo". Mas quando mergulhamos no texto, talvez ela tenha sido vitima de Davi. A Bíblia diz que Davi acabou engravidando a moça, e para que seu escândalo não fosse descoberto pelo marido, o rei pediu para Joabe colocar o valente Urias na linha de frente de batalha, para que fosse morto. Davi cometia assim um pecado terrível, se tornando adultero e homicida. De todas as maneiras o rei tentou evitar o escândalo, mas não era possível escapar daquilo que havia feito. Acredito que Bate-Seba não tinha culpa nesse caso, até porque o profeta Natã não traz nenhuma palavra de exortação para ela, pelo contrário, o profeta a trata como uma ovelha que foi roubada pelo vizinho. Além disso, se ela tivesse culpa, seria levada a praça pública para ser apedrejada, algo que não aconteceu.

Mas porque ela não gritou? Porque não denunciou tal abuso? Davi era rei, e ninguém iria acreditar nela, além de correr o risco dela ser morta por estar negando um pedido do rei. As consequências foram terríveis para  a vida de Davi, a partir do momento em que Natã expos o pecado dele. Mesmo com Davi casando com Bate-Seba, como será que o palácio reagiu a esse casamento repentino? As pessoas sabiam que ela era esposa de Urias, e agora gravida e sem marido, muitos comentários eram feitos nos corredores da corte do rei. Os filhos de Davi também viram tudo aquilo, o que fez com que mais tarde Amnon abusasse forçosamente de sua irmã Tamar. Talvez ele pensasse, "Se meu pai fez, eu posso fazer também". Davi nada fez com o filho, pois pode ser que ele estava vendo a sua própria ação do passado na vida de seu herdeiro e não teve autonomia para corrigir o jovem. Aitofel, conselheiro do rei, era tio de Bate-Seba. A família dele com certeza não deve ter gostado do que o rei fez, e vemos que anos mais tarde Aitofel se revela contra Davi, ao preferir apoiar o golpe de Estado de Absalão do que proteger Davi. A história de Davi e Bate-Seba é dramática, e que mesmo sendo furto de um grande erro de Davi, foi a partir desse relacionamento que nasceu Salomão, o homem que sucedeu Davi e fez parte da linhagem de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...