segunda-feira, 7 de agosto de 2023

E as novelas bíblicas da Record? Valem a pena?

A Rede Record descobriu uma nova fonte de entretenimento e histórias ao usar a Bíblia para criar suas novelas. Como sabemos, as novelas são um patrimônio nacional, de longa data, onde por diversas décadas prendeu muitas pessoas em suas tramas. Pensando nisso, a Record apostou em um estilo, trazer os fantástico acontecimentos da palavra de Deus para criar tramas épicas. Muitas pessoas gostaram, se emocionaram e aprenderam mais sobre a Bíblia e seus personagens. Mas por outro lado, também surgiram muitas pessoas para criticar as produções da Record, ao dizerem que estavam criando cenas que não existiam, além de criticarem até mesmo o estilo da produção. Mas afinal, vale a pena ver?


Da mesma forma que falei a respeito de "The Chosen", não podemos afirmar que as novelas da Record não edificam as pessoas, porque elas fazem isso sim. Já vi pessoas se emocionarem com as tramas, com o contexto e aprenderem muitas coisas. Eu mesmo sou uma dessas pessoas, pois é possível termos uma visão sobre determinado acontecimento. Também pude aprender mais sobre os costumes da época, onde na minha mente tinha um ideia, quando a verdade o contexto histórico ser outro. Assistindo as novelas bíblicas, tenho que dar os parabéns para os produtores, que de fato pesquisaram bastante para criar os seu roteiros. Como critica, o que é normal, vejo a Record prolongando suas novelas, ao se aprofundarem em personagens secundários para criar tramas que não existem na Bíblia. Mas pense bem, se eles fossem apenas seguir o que esta escrito, teria uma novela de poucos episódios. Os acréscimos não atrapalham em nada e não cometem nenhuma heresia. É o velho problema de sempre, se você quer usar a novela para ser sua fonte de ensino irá se frustrar, pois essa não é a proposta. A ideia é trazer uma visão sobre aquele tempo e edificar as pessoas com as histórias bíblicas.

Ao longo dos anos, muitos erros foram cometidos pela emissora, que foi aprendendo e evoluindo com o passar dos anos. O núcleo de atores também se repete bastante, pois eles não são a Rede Globo com o grande número de atores para dividi-los em várias novelas. Desde o ano de 2010, a Record criou muitas novelas, e hoje acredito que estejam em sua melhor fase de produção, atores e roteiro. A primeira delas foi "Esther", seguida de "Sansão e Dalila" e "Rei Davi". Assistindo hoje, ver a história de Davi é difícil, por conta da fraca produção. A Record conseguiu atingir sucesso grandiosos ao apresentarem ao grande público as novelas "O Apocalipse" e "Os Dez mandamentos", que inclusive chegou as salas de cinema de todo Brasil. Diversos atores e atrizes que passaram pela Globo viram nas novelas bíblicas uma chance de voltarem a grande mídia. Falo de nomes como de Samara Filippo, Sergio Marone, Mel Lisboa e tantos outros. Atualmente as melhores produções foram "Genesis" e "Reis", muito bem trabalhadas. É possível sim se edificar com as novelas bíblicas, é possível aprender e também se emocionar. Mas jamais faça delas uma substituta para a leitura da palavra de Deus, ou uma verdade absoluta para a sua vida. Fora isso, seja livre, e assista em paz, não existe problema nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...