segunda-feira, 3 de abril de 2023

O avivalista Charles Finney

Charles Finney foi um dos homens de Deus que marcaram história na época em que viveu, sendo um homem apaixonado por Deus, deixou um legado para as gerações futuras. Ele foi conhecido por diversas frases, como por exemplo "A maior necessidade dos nossos dias é poder do alto". Seu nascimento foi em 1792, um ano após a morte de John Wesley. Por não ter crescido em uma família cristã, nunca se envolveu em questões que envolviam Deus e a igreja. Foi em 1821 que ele teve uma experiência com Deus, quando se retirou para orar no meio do mato e foi marcado pelo poder de Deus. Ele relatou em seu diário que foi batizado o Espirito Santo e ondas de poder tomaram o seu corpo.


Rapidamente a noticia de que Charles havia se convertido se espalhou pela cidade e a noite ele pregou pela primeira vez, contando sobre o seu testemunho para a igreja. A partir de então Finney entrou de cabeça na obra de Deus, começando a reunir os jovens da comunidade em reuniões de oração. Charles Finney investia muito tempo na presença de Deus, sendo levado a ter experiências profundas com o Senhor. Suas pregações envolviam muitas ilustrações enquanto falava, levando muitos a gostarem da forma que ele falava, assim como também atrair criticas de outras pessoas. Finney carregava consigo a chama do avivamento, espalhando esse fogo por onde quer que passava, levando pessoas a terem experiências poderosas com o fluir de Deus. Uma das suas grandes experiências foi na cidade de Brownville, quando ele pregou e o fogo de Deus se espalhou pela cidade. O preço que ele pagava não era pouco, já que Charles ficou seis meses sem ver a sua esposa durante esse período na cidade.

Um dos seus livros mais conhecidos e lido por muitos cristão foi "O fogo do reavivamento", onde relata diversas situações que viveu em várias cidades. Conta-se que os alunos da escola de Rochester foram assistir uma das pregações de Finney e forma marcados por Deus, chegando a ficarem chorando na escola por dias após a reunião. O diretor chamou o pregador para ensinar os alunos sobre o evangelho e mais tarde muitos deles se tornaram missionários. Sobre o que aconteceu em Rochester, dizem que cem mil pessoas se converteram e se uniram a igreja. Charles Finney participou ativamente no avivamento que aconteceu entre 1857 e 1858, onde havia diversos grupos de oração, que espalhavam a vida de Deus por toda a cidade, levando cerca de um milhão de pessoas a aceitarem a Cristo. Um ponto importante na vida de Charles é que ele era envolvido com o movimento abolicionista e não se envolvia com traficantes de escravo. Charles Finney foi um dos grandes avivalistas de sua geração, deixando um legado de uma vida profunda com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...