segunda-feira, 27 de março de 2023

5 conselhos aos jovens

A minha conversão ao cristianismo aconteceu ainda na minha juventude, quando tinha dezessete anos. Ou seja, vivi a vida cristã sendo um jovem acabando de sair da escola, para em seguida viver os anos de faculdade. Creio que o melhor tempo de servir o Senhor ao máximo é quando somos jovens, já que temos muita energia e também tempo hábil para isso, pois o jovem ainda não casou ou teve filhos. Hoje, após mais de dez anos liderando jovens, quero deixar alguns conselhos para os cristão dessa faixa etária.

1-) Seja humilde. Você não é melhor que os mais velhos que você


Quando se é jovem é comum se achar melhor do que todo mundo. O mais jovem acha muitas vezes que possui a visão que vai mudar o mundo, e que tudo o que os mais velhos fizeram é ultrapassado e não faz mais sentido. Quando mais novo, dizia que não queria ser como os adultos da minha época, mas anos depois percebi que eles não era bem assim. Eles tinham um ritmo de vida diferente do meu, e eu queria que eles visitassem e orassem o tanto que eu, mas me esquecia que possuía mais tempo que eles. Enfim, o jovem precisa entender que vive hoje aquilo que os mais velhos plantaram no passado. Nada acontece por acaso, então jovem, seja humilde, você não é melhor, ainda esta atrás de quem veio primeiro.

2-) Guarde o seu coração. O melhor de Deus vai chegar


A maior preocupação de um jovem diz a respeito de sua vida sentimental. Muitos se perguntam se irão conseguir casar e isso toma o maior espaço de preocupações dessa faixa etária. Infelizmente muitos não aguentam esperar o melhor de Deus, e acabam se envolvendo com diversas pessoas e acabam se ferindo e muitos chegam até mesmo se desviar, procurando pessoas de fora do convívio cristão. Mas jovem, saiba esperar o momento certo. A Bíblia nos ensina que devemos guardar o nosso coração, pois dele provem as fontes de vida. A melhor coisa a se fazer é guardar o coração em Deus e ficar atento ao seu redor. Espie a terra, observe as pessoas ao seu redor e se prepare para o seu futuro cônjuge. Coisas como higiene, comunicação e maturidade irão ajudá-lo bastante.

3-) Você não é dono das pessoas, respeite a todos


Como disse no começo do texto, o jovem tem a mania de achar que sabe de todas as coisas. Ele sabe a melhor roupa, a melhor comunicação, aquilo que as pessoas devem fazer. Mas que engano, na verdade o mais jovem ainda sabe e poucas coisas e está em linha de crescimento na vida. Pois bem, sendo assim, aprenda a ouvir as pessoas e seus problemas. As vezes você acha que sabe o que é o melhor, mas na verdade você precisa ouvir antes de falar. Não queira dizer com quem a pessoa deve se casar, onde deve trabalhar ou definir o seu futuro. Deus tem um propósito para cada ser humano e nossa função é ajudar as pessoas a cumprirem o propósito de Deus.

4-) Estude e trabalhe, para não chorar mais tarde


Conheço muitas pessoas que não possuem uma profissão e isso é triste, pois assim acabam por viver uma vida de incertezas, onde qualquer tempestade pode vir a por tudo no chão. Meu pai sempre dizia para investir em uma profissão, mas isso não vem de graça. Jovem, você precisa estudar e trabalhar. Respeite os processos, ninguém começa ganhando dez mil reais por mês. A cada emprego busque se desenvolver e sair melhor do que entrou, sempre buscando um passo maior. Faça faculdade, faça cursos, estude um novo idioma. Algumas portas abrem apenas com a chave certa, e uma dessas chaves é uma formação universitária, um bom currículo e também um segundo idioma.

5-) Tenha uma base para fortalecer seus passos


Ninguém caminha em uma estrutura fraca por muito tempo, pois o risco de queda e perca é enorme. É muito importante colocar a nossa vida em algo sólido, e esse lugar é em Jesus Cristo. Muitas coisas podem desviar um jovem do caminho correto. Propostas de desvio irão surgir todos os dias e você precisará fazer escolher. Meu conselho é que você nunca abra mão dos princípios de Deus, pois Ele tem as palavras de vida eterna. Avalie seus caminhos, se a porta que você vai entrar irá edificá-lo ou tirá-lo do bom caminho do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro com Deus 2023- Full House

Tive a oportunidade de assumir uma rede de adultos em 2022, mas o desafio de realizar um Encontro sozinho veio apenas no ano seguinte, no pr...