terça-feira, 13 de setembro de 2022

História da Igreja Batista

Uma das denominações mais antigas é a Batista, que ao longo dos anos saiu do local de origem para ter igrejas espalhadas por todo mundo, inclusive no Brasil. É comum pessoas leigas ao falarem sobre denominações, citarem primeiramente a denominação batista, por ser bem tradicional e conhecida. Neste texto de nossa coluna sobre história da igreja, quero falar um pouco sobre os batistas, falando do surgimento, da origem e como os ensinos foram se espalhando pelo mundo. Em anos onde ser evangélico não era moda ou legal, os batistas erguiam a bandeira do evangelho para declarar a palavra de Deus.


Para quem não sabe, o ensino Batista ensina que a salvação é pela fé, e crê no batismo nas águas e no novo nascimento mediante a fé em Jesus Cristo. Sendo uma denominação histórica, a Igreja Batista surge na Inglaterra e Holanda do século 15, mas se irmos mais profundo, iremos ver que ela começa com João Batista e o ensino do batismo nas águas por imersão. O movimento Batista se iniciou com os ingleses John Smyth e Thomas Helwys, em Amsterdam, na Holanda, após serem exilados em 1607 com outros cristãos que divergiam das posições bíblicas de outras igrejas na Inglaterra. Sendo assim, tendo o ensino do batismo nas águas, a primeira igreja Batista surge em 1609. Thomas Helwys voltou para a sua terra natal, a Inglaterra em 1612 para funda a Igreja Batista de Spitalfields. Não pense que foi fácil o novo trabalho para o público inglês, já que Thomas acabou sendo preso por publicar um folhetim criticando o papado e os puritanos. Infelizmente ele permaneceu na prisão até falecer, em 1616, defendendo a fé em Deus e submissão total e exclusiva a Ele.

Naqueles anos havia muita perseguição contra os Batistas e outros dissidentes ingleses por não concordarem com a Igreja Anglicana. A Igreja Batista chegou nos Estados Unidos em 1639, através de Roger Williams através de um colônia que ele fundou em solo americano. A partir de então o movimento começou a se espalhar pela América do Norte, participando profundamente das bases de crenças dos cidadãos da América. Os Batistas estavam fortes tanto na Inglaterra como também na colônia americana, até o momento em que missionários começaram a serem enviados para outros países para espalhar o evangelho, sendo um dos primeiros grupos de pessoas que chegaram ao Brasil para pregar o evangelho. Foi no século 19 que americanos chegaram em nosso país com a missão de fundar a Igreja e começar o trabalho de evangelismo e expansão, conseguindo firmar a base no interior paulista, em Santa Barbara d'Oeste, onde temos a primeira Igreja Batista do Brasil, sendo fundada em 1871. Os Batistas são conhecidos pelo empenho em estudar a palavra de Deus, dando liberdade para cada Igreja seguir com sua liberdade. Além disso, eles possuem as famosas assembleias, onde assuntos importantes da Igreja são decididos por votação. Enfim, a Igreja Batista e seus membros, desde a Inglaterra, foi importante para o avanço do Evangelho pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...