sexta-feira, 23 de setembro de 2022

"Atenção", o primeiro álbum da banda Morada

A musica cristã no Brasil possui várias fases, que vem desde os clássicos dos anos oitenta, passando pelo mover da adoração do inicio dos anos dois mil, e hoje se mostra mais madura na questão da musicalidade. É neste contexto que surge a banda Morada, que talvez seja a principal banda cristã do momento, que consegue passear por vários estilos de música, passando tanto pela adoração como também por músicas mais reflexivas. Tendo Brunão como vocalista e líder da banda, eles lançaram no ano de 2013 o primeiro álbum, que se chama "Atenção". Apesar de ter algumas letras com alguns erros teológicos, É uma ótima estreia para uma banda muito madura e centrada.


O tom e estilo da banda é muito jovem, e em 2013 estavam iniciando a jornada para o grande público, atraindo muitos jovens para ouvir o som deles. O estilo das canções me lembra muito a antiga banda DIP, que infelizmente acabou não seguindo com sua formação original. As guitarras de fazem presente na maioria da músicas, com um rock mais leve. A primeira canção do álbum se chama "Liberdade", que fala sobre a nova vida que se vive e Cristo, livre e sem peso. "Desenvolvendo amor" é muito boa, onde em um estilo reggae fala que a cada dia crescemos no amor de Deus. Fica claro já no inicio do trabalho é a mensagem de que viver com Jesus é muito bom e vale a pena. O álbum é um convite para as pessoas virem a andar com Cristo. "Desafogo" é muito bonita, leve e com uma bela melodia, com a letra falando sobre o amor de Deus que nos aquece e nos ensina a sermos melhores. Em "Fala" a banda procura fortalecer a mensagem na identidade do Senhor, dizendo que Ele é um Deus que tem mãos e toca, tem olhos para nos ver, ou seja, é um Deus vivo.

O ritmo do álbum começa a mudar através da música "Bendirei", pois a banda começa a apresentar canções mais voltadas para a adoração. No fim da música Brunão canta uma parte de uma letra da música de Daniel Alencar, que também é uma inspiração para o estilo do Morada. A partir de então diversas músicas mais intimistas nos são apresentadas, como "Para Dimas" falando sobre um coração totalmente entregue ao Senhor. "Te adorarei" segue com o mesmo tema, focando em sermos pessoas que se entregam totalmente a Deus. Essas músicas são as que mais me lembram o estilo das canções do ministério DIP, que em breve faremos texto e analises de seus álbuns. "Meu querer" é bonita e inspirativa, perguntando quem dirá sim para poder ser usado por Deus. Quem será a voz de Deus e suas mãos nesta geração? Em "Meu medo" temos apenas violão e voz, e é aqui que encontro alguns erros teológicos na letra dela. O ritmo reggae retorna na última música do álbum, chamada "Tempo", dizendo que cada coisa de nossa vida possui tempo certo. Enfim, o álbum "Atenção" é uma ótima estreia do Morada, misturando ritmos, passeando entre a adoração e canções mais soltas  e de estilos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...